segunda-feira, abril 12, 2010

Alimentos Light, nem sempre são tão light assim.

A preocupação com o peso, leva muita gente a dar preferência a esse tipo de alimento, os alimentos light, sempre com a preocupação de verificar a quantidade de calorias naquele alimento. Mas os muitos erros estão na própria embalagem.
Para um produto ser light, deve haver apenas 25% da redução em um ou em todos esses nutrientes: gordura, sódio, colesterol, açúcares ou calorias do seu produto sobre o seu similar não light. Preste atenção, muitas vezes um produto é light pela redução apenas do sódio, ou apenas da caloria, ou colesterol...
Mas existem muitos artifícios para mascarar essa regra. Em muitos casos os fabricantes não reduzem as calorias, mas sim a quantidade do produto nos rótulos. Pão de forma normal, não light, contém 50 calorias por fatia e essa fatia tem 30 gramas. O pão light contém 35 calorias, porém essa fatia tem apenas 20 gramas.

Aproximadamente 70% dos produtos lights podem ser substituídos por produtos não lights, de outras marcas, com o mesmo efeito, o que mostra como a legislação brasileira é falha.
Por exemplo: uma bolacha normal de determinada marca apresenta 100 calorias por 100 gramas do produto, e a bolacha light 75 calorias por 100 gramas do produto. Até aí, pela legislação em vigor, nenhuma irregularidade. Mas o consumidor não sabe disso e deixa de comprar a bolacha de outra marca, não light, muito mais barata que a bolacha light dessa primeira, que contém menos calorias: 50 calorias por 100 gramas do produto. Como a população desconhece este fato, acaba comprando o produto acreditando no rótulo que consta como light. 
Mas, vale lembrar que existem empresas sérias que vendem produtos realmente light, mas em contrapartida existem aqueles multinacionais e de renome no mercado, que não estão preocupadas com esse problema, querendo apenas obter lucro a qualquer custo. 

Portanto cuidado. Não acredite olhando apenas pela embalagem, pesquise preços, calorias, quantidades dos alimentos antes de comprar, para no fim não estar sendo enganado e gastando além do que deveria!


Mas qual a diferença entre o DIET e o LIGHT?

Os produtos diet não estão necessariamente ligados a produtos de baixas calorias. Diet significa que há a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original, em todos os alimentos diet apresentam uma diminuição na quantidade de calorias, portanto nem sempre servem para aqueles que querem emagrecer. São indicados para pessoas que tem restrição alimentar, como os diabéticos e hipertensos.

Já os produtos light apresentam uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento original. Mas não se deve aumentar a quantidade do produto na alimentação apenas pelo fato de ser light ou diet, porque, nesse caso, o alimento pode ter o efeito contrário de sua finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime calorias fazendo seu comentário!