terça-feira, junho 29, 2010

CELULITE E NUTRIÇÃO

O QUE É CELULITE?


A celulite é um sinal de distúrbio no metabolismo, produzido pela poluição interna do organismo. Ela é causada pela deterioração da pele de tal modo que as células gordurosas se tornam capazes de passar pela derme (camada média da pele) e atingir a superfície, se localizando embaixo da pele.

PRINCIPAIS CAUSAS:
- Ruptura dos vasos sanguíneos,
- Danos na derme,
- Retenção de fluidos em volta das células (em geral água que as células não conseguem absorver),
- Inchaço de células de gordura e sua movimentação para mais perto da superfície.
Os principais fatores que predispõem à celulite são: circulatórios, hormonais e genéticos, entre outros relacionados a estilo de vida.
Fator hormonal:
Quando o equilíbrio hormonal feminino se altera, o organismo responde com alterações na circulação sanguínea, na drenagem linfática, na gordura e no tecido conjuntivo, principalmente, e isso tudo ajuda a celulite a se formar e evoluir. O estrogênio, um dos hormônios femininos, favorece o acúmulo de gordura nas pernas e quadris.
Genética:
A genética é um fator determinante para o surgimento da celulite. Geralmente, filha de mulher que tem celulite, provavelmente a terá.
Sedentarismo:
Os exercícios físicos são importantes porque melhoram a circulação sanguínea, contribuindo para que o organismo reaja positivamente a outros fatores que leva à celulite ou aceleram seu desenvolvimento.

ESTÁGIOS DA CELULITE:

Com os dedos polegar e indicador, aperte a parte superior da coxa (ou de qualquer parte do corpo, como nádegas, braço ou abdômen) e observe: se aparecerem covinhas, você tem celulite.

ESTÁGIOS:

Estágio I: Não se observam covinhas na pele quando a pessoa está em é ou deitada, nem quando se belisca a pele.
Estágio II: Não se observam covinhas na pele quando a pessoa está em pé ou deitada, mas elas surgem quando se belisca a pele.
Estágio III: Não se observam covinhas quando a pessoa está deitada, mas sim quanto está de pé (comum em mulheres com mais de 35 anos).
Estágio IIII: Observam-se covinhas naturalmente, quer a pessoa esteja em pé ou deitada (comum em mulheres na menopausa e em pessoas obesas).

ALIMENTAÇÃO E CELULITE:
Com uma dieta balanceada, rica em substancias necessárias ao bom funcionamento do organismo, é possível manter o corpo saudável e, conseqüentemente, bonito, mais resistentes aos ataques dos radicais livres e com a pele lisinha e menos propensa ao desenvolvimento de celulite e de estrias.

ALIMENTOS QUE AJUDAM A REDUZIR A CELULITE:

ÁGUA:

Necessitamos da água para nossa sobrevivência, e se tratando da celulite, ela é essencial para hidratar a pele, e evitar que a celulite se forme, ajudando a eliminar toxinas presentes em nosso organismo, formadores da celulite.

LECITINA:

Encontrada na gema de ovos, na soja, no milho, couve-flor, laranja, batata, espinafre, tomate. Ajuda o corpo a reparar e a fortalecer suas membranas. Reconstituindo as paredes das células e ajudando os órgãos a se manterem hidratados.

ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS:

Os ácidos graxos essenciais são importantes para a reparação das paredes celulares. Não são produzidos naturalmente pelo nosso organismo, portanto, precisam ser obtidos através de fontes externas.

O ácido graxo essencial mais importante são o Omega 3 e Omega 6.

Fontes de ácidos graxos essenciais (gorduras saudáveis): óleo de linhaça, óleo de canola, azeite de oliva, semente de linhaça e de girassol, nozes, amêndoas, castanha-do-pará, óleos de peixes de água fria.

AMINOÁCIDOS:

Para a reconstituição dos tecidos danificados, causadores da celulite, e para as funções cotidianas, necessitamos dos aminoácidos. Eles podem ser encontrados principalmente em: carnes, frangos, peixe, queijo, leite, ovos, vegetais de folhas verdes, nozes e trigo. Adeptos a

dieta vegetariana podem incrementar o suprimento de aminoácidos ao organismo adicionando proteína de soja em pó a outros alimentos, como sopas, bolos, tortas.

ANTIOXIDANTES:

Os antioxidantes impedem que os radicais livres fragilizem os tecidos, abrindo caminho para a celulite

Uma dieta rica em antioxidante também pode evitar que os tecidos se quebrem e se transforme em celulite.

As principais fontes de antioxidantes estão nas frutas cítricas, uvas, nozes, cereais integrais, vegetais, soja, chá-verde, vinho tinto, cebolas, romã. Também encontramos os antioxidantes nas vitaminas A (fígado, batata-doce, cenoura, manga, ovos, leite), na vitamina C (kiwi, manga, mamão, groselha negra e frutas cítricas em geral, e na vitamina E (óleos vegetais, nozes amêndoas, germe de trigo, vegetais de folhas verde-escuro.

ANTIINFLAMATÓRIOS:

Amenizam os efeitos da inflamação que enfraquece as defesas das células, tornando-as vítimas dos radicais livres.

Alimentos fonte: alface, azeite de oliva, brócolis, espinafre, ervilha seca ou fresca, feijão branco, peixe de água fria, tofu, sementes (linhaça e girassol), nozes e castanhas, frutas frescas e secas (damasco e uva passa).

VITAMINAS DO COMPLEXO B:

Ajudam as células da pele a absorver melhor os nutrientes.

Alimentos fonte: abacate, aveia, banana, beterraba, cogumelo, laranja, melancia, leite de soja, leite e queijo com baixo teor de gordura, ovo, peixe, nozes e castanhas, semente de girassol e grãos integrais (arroz e aveia).

EVITE:

Carnes vermelhas gordas, aves e peixes fritos, embutidos e defumados (salsicha, lingüiça, bacon), leites e iogurtes integrais, açúcar branco, doces industrializados (bala, chocolate), refrigerantes, suco de fruta adoçado, geléia e gelatina com açúcar, vegetais fritos, grãos e cereais refinados, óleo, manteiga, margarina, salgadinhos, bolos e tortas que contenham gordura trans, queijos amarelos e molhos prontos que contenham açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queime calorias fazendo seu comentário!